quinta-feira, 13 de março de 2014

Que o único protagonismo seja o da luta!




Nas últimas semanas nos deparamos com reportagens citando pré-candidatos às próximas eleições como líderes da juventude nas manifestações de 2013 em Pernambuco. Nós, da FRENTE INDEPENDENTE POPULAR DE PERNAMBUCO (FIP-PE) encaramos esta, e similares afirmativas, como uma agressão ao povo pernambucano já cansado dos mesmos discursos e práticas. Uma ofensa a todos/as companheiros/as que foram às ruas durante o ano de 2013 exercer seu direito de livre manifestação, e foram humilhados, perseguidos, agredidos e presos pela polícia fascista do Estado de Pernambuco a mando de seu chefe, Eduardo Campos.
.
Uma das principais características do movimento que se estabeleceu no Brasil a partir de junho foi a negação de todas essas agremiações partidario-eleitoreiras e suas formas de dirigir/manipular as manifestações, usando das lutas do povo pra barganhar espaços, cargos no Estado e acúmulo eleitoral. Não reconhecemos a liderança dessas pessoas, nem compactuamos com a prática dos que desde o início viram nas manifestações um meio para autopromover-se. Dessa forma, repudiamos veementemente todos os que tentam usar da luta legítima do povo pra promover agremiações e projetos pessoais. Estes não falam em nosso nome, não falam em nome dos que foram às ruas, que levaram balas de borracha, foram perseguidos, presos, humilhados, intimados e intimidados. 
.
A Frente Independente Popular de Pernambuco (FIP-PE) nasceu do rompimento com estes grupos exatamente por discordar do caráter oportunista com que almejam imputar líderes as manifestações populares. Estes estão à frente de inúmeras entidades estudantis, sindicatos e coletivos diversos, mas durante todo o ano passado não mobilizaram suas bases para participarem dos vários atos que aconteceram durante todo o ano. São vampiros  acostumados a ocupar cargos e entidades, utilizam destas para financiarem seus partidos, não a luta. Suas participações nas manifestações seguem a lógica de levar sempre mais bandeiras que militantes. 

A traição desses grupos, governistas ou não, ficou clara para nós em diversos momentos. Estes romperam com os estudantes nos momentos mais importantes em que a resistência se fazia necessária. Exemplos disso foram as ocupações da Câmara dos Vereadores do Recife onde após ‘negociarem’ com os parlamentares, se juntaram para acabar com a ocupação no meio da madrugada. Não satisfeitos, fizeram o mesmo na ocupação da Reitoria da UFPE, onde se juntaram para mais uma vez abandonarem a ocupação no meio da madrugada e criminalizar os que defenderam a resistência. 

Estes senhores que hoje se apresentam e se autoproclamam “lideranças da juventude”, ou “representantes dos anseios das ruas”, vestindo sem qualquer escrúpulo a capa do oportunismo, a muito não tem organizado qualquer tipo de ato ou manifestação. Não fazem trabalho de base, como abutres, esperam a oportunidade de surfar em atos que nunca se dispuseram a organizar. O caso mais recente e notório, o rolezinho no Rio Mar, os “entrevistados profissionais” e agora candidatos tentando aproveitar da repercussão na mídia, foram aos monopólios de imprensa se apresentar como líderes de tal movimento. Habituaram-se à prática de confirmar presença em todos os atos e apresentarem-se como organizadores. Nós, membros da FIP, não procuramos qualquer veículo de comunicação para explicar o que era o rolezinho. Optamos por fazer uma intervenção de fato massiva no tal shopping dentro do ato anti-copa do dia vinte e cinco de janeiro, sem que qualquer um de nós disputássemos o protagonismo da manifestação.


Por último, o pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara, afirmou que sentará com o Movimento Passe Livre de Pernambuco para discutir as pautas deste. Tal afirmativa se deu após receber a camiseta do Passe Livre de um assessor do vereador Raul Jungmann; partido esse que se contradiz em suas práticas ao falar que apoia os estudantes e ao mesmo tempo declarando apoio à chapa do governo
que ordenou a perseguição política, o espancamento e a prisão de estudantes e trabalhadores/as nas manifestações do ano passado.


A FIP-PE desde seu início empunhou a bandeira do Passe Livre e continuará a defendê-la. Não acreditamos nesta democracia de mentira, continuaremos denunciando o oportunismo dos palanques eleitorais nas manifestações e repudiando os alquimistas que querem transformar a luta em votos! Nós, integrantes da FIP-Praieira, reafirmamos nosso objetivo de desmascarar todos os carreiristas e surfistas eleitorais. Seguiremos destacando nosso posicionamento INDEPENDENTE desses partidos eleitoreiros. Reafirmaremos a cada batalha e sempre que o único protagonismo que nos interessa é o da luta e que nossos sonhos não cabem nas urnas!
Nossos sonhos não cabem nas urnas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário